quarta-feira, 6 de junho de 2007

Formar um só corpo...

Olá a todos!!

Bem se ainda se lembram, há duas semanas atrás, no nosso encontro dividimo-nos aleatoriamente por diversos "membros", cabeça, coração pés e mãos.

E esta semana já conscientes dos nossos próprios dons, foi-nos proposto escolher, já de uma forma consciente, um dos "membros" com o qual nos identificassemos. E assim foi.

De seguida já reunidos nos vários grupos foram surgindo ideias para tornar a nossa Comunidade muito mais unida e dinâmica, surgiram grandes ideias que agora precisam apenas da nossa força de vontade e de muito trabalhinho. =)

Para os que não puderam estar (que vão levar nas orelhas) e para os que estiveram se recordarem deixo aqui as diferentes ideias dos diferentes grupos:

Grupo do Coração

O grupo do Coração teve muitas ideias, primeiro decidiu organizar uma espécie de tabela com as datas de aniversários de cada um de nós, para que não haja esquecimentos futuros e quem sabe uma prenda ou outra (só para os que merecem, que são poucos). Depois de acordo com o seu ideal "amar o próximo", assumiram que iriam ter um papel fundamental no "acompanhamento interno", ou seja, cuidar do próprio grupo, quando algum dos membros não estiver bem, ou simplesmente quando alguém estiver a faltar muitas vezes, o "coração" vai tentar perceber o que se passa.

Depois noutra vertente, também referiu-se a necessidade de organizar orações quer para o grupo quer para a comunidade, e isso com a ajuda do grupo dos pés. Também foi falado a organização de um campo Apostólico, como em anos anteriores e de uma preparação especial para os jovens que fizerem o crisma, para que não fiquem pelo caminho, sem pelo menos nós termos tentado alguma coisa.

E por fim, e não menos importante, o grupo do coração decidiu que iria apostar no projecto dos "Jovens ao fundo da missa", isto é, muitas vezes podemos observar muitos jovens da nossa idade nas diversas missas da Paróquia que não estão inseridos em nenhum grupo da Comunidade, e mesmo que estejam, não estão no nosso grupo, por isso o nosso dever é tentar aproximarmo-nos deles e traze-los para junto de nós.


Grupo da Cabeça

O grupo da cabeça definiu uma missão: "coordenar todos os membros do corpo para que haja uma harmonia comum e integra-las promovendo a unidade de forma a formarem um todo e não partes independentes. A sua missão é também ser um grupo conselheiro, sempre disponível a escutar todas as partes do corpo".


Os seus objectivos são muitos, por exemplo, prepararem encontros do grupo ou proporem a outro grupo o mesmo, sugerindo temas que enquadrem a missão de todos nós na vida Cristã, promovendo o crescimento da fé através do mandamento do amor. Também referiram a necessidade de haver um retiro, pelo menos anual, em que conseguissemos delinear melhor as metas a atingir e sobretudo crescer enquanto grupo.

O grupo da cabeça assume a elaboração de um calendário de actividades tendo responsabilidade sob o mesmo, fazendo uma distribuição das actividades de uma forma uniforme no tempo e garantindo que as mesmas se realizam nas datas estipuladas e querem promover perante todo o corpo a discussão e a avaliação das actividades realizadas, para que se promovam melhoramentos futuros. Por último, querem ser um grupo de reserva quando faltam meios humanos em alguma parte do corpo na organização de uma actividade, (serem os "tapa buracos").

Grupo das mãos

Este grupo foi um grupo com várias ideias e todas elas muito diferentes, portanto como se costuma dizer "querem por as mãos ao trabalho" e têm ideias como: Dinamizar catequeses e para isso, descobrir novos catequistas e ajudantes dentro do grupo e dar-lhes uma formação conjuntamente com o grupo da cabeça, propõem fazer actividades com as crianças, trabalhar em conjunto com os pais, e reuni-los a ambos (crianças e pais).
No que diz respeito a actividades da paróquia, querem realizar café-concertos, e festas temáticas com o objectivo de realizar um saudável convívio, animar a paróquia e eventualmente angariar dinheiro para outras actividades. Já num âmbito mais solidário, professam o desejo de incluir as pessoas que moram na Quinta de Santo António de Tercena(casa cor-de-rosa), na comunidade, por outro lado, querem fazer uma recolha de alimentos, roupa e medicamentos para sensibilizar as pessoas para as diferentes realidades e incutir nelas o espírito da partilha, e isso poderia ser feito com a ajuda dos missionários da Consolata e com a Cooperativa de São Pedro de Barcarena que nos podem dizer quem precisa mais deste tipo de donativos.
Outros projectos são de animar "terrinhas" durante um período de tempo em que pudéssemos levar alguma alegria e a nossa juventude, e também propõem o "Dia do Coração", que seria então uma caminhada paroquial que celebraria a primeira actividade conjunta entre o grupo das mãos e dos pés.


Grupo dos Pés
O grupo dos pés começou por ter a ideia de organizar uma semana de cariz lúdico para o grupo, a realizar nestas férias como finalização do "ano lectivo" e baseada num passeio/acampamento/conjunto de actividades em vários pontos do paí­s. E isso seria realizado em conjunto com o Padre Ricardo. Para tal, necessitam de saber a disponibilidade dos vários elementos do grupo e uma data exacta para se realizar. Posteriormente, mostraram interesse em realizar actividades desportivas quer para o grupo quer a nível comunitário que tem como objectivo reunir tanto religiosos como os que não professam uma religião e seria aberto a todas as idades com jogos como futebol, volei, caminhadas, jogos tradicionais, etc.
Depois apostam igualmente em actividades para atrair mais jovens ao grupo, através de café-concertos, peças de teatro, etc. a serem realizadas pelo próprio grupo. O grupo da cabeça falou também em realizar-se orações (tipo Taizé) mas com uma regularidade menor, mas mais elaboradas, com maior preparação e com maior anunciação á comunidade, efectuando-se sempre em lugares diferentes da paróquia. A razão de uma regularidade menor prende-se com o facto das orações não se tornarem uma rotina mas sim um foco de interesse e de encontro muito importante para a comunidade.
Por fim, falam em disponibilizarem-se perante a comunidade para efectuar qualquer tipo de reparação ou restauração mais simples em imóveis, das pessoas que mais precisarem ou mesmo das próprias igrejas da comunidade que necessitem (pintura, limpeza, etc...) Criar então um livro de requisições aberto á comunidade e também como último projecto dizem que querem criar actividades de tempos livres para as crianças que acabam a catequese e que ficam uma hora ou mais á espera da missa, sem fazerem nada (Queluz de Baixo), como por exemplo, Actividades/Jogos relacionados com a catequese e com mensagens especí­ficas, preferencialmente relacionados com o tema do evangelho da missa correspondente a esse fim de semana.


E já está, aqui ficou um longo resumo de tudo o que os vários grupos idealizaram na última reunião, e como disse no início agora só é preciso aplicar, e para isso precisamos então de formar um só corpo, onde todos os membros tenham a sua importantíssima função, mas em que só é possível trabalhar em conjunto.

1 comentário:

miguel figueiredo disse...

Olá!

Continuamos cheios de ideias interessantes...! ;)

Alguns desafios para breve:

- Cabeça: Fazer um planeamento de actividades de todos grupos;

-Pés: Planear a ida a Fátima;

Bom trabalho, Andreia!