sexta-feira, 25 de maio de 2007

Horizontes

A reunião tinha como propósito encontrar um plano de acção para o grupo. De certa forma, temos as pessoas, falta-nos a acção!






O tema de fundo da reunião baseou-se numa passagem bíblica da primeira carta de São Paulo aos Coríntios. Cada um de nós é um membro de um corpo que é Cristo representado pela Igreja.








De seguida, reunimo-nos em grupos e explorámos o que poderia ser cada "membro" dentro do grupo numa determinada perspectiva.




O Grupo dos Pés desenvolveu imensas ideias! Falou da organização de caminhadas, excursões (ex.: Fátima e Compostela), a visita a lares de idosos e até de um Atelier de Teatro.

Também referiram a necessidade de em futuros anos organizar um retiro de preparação para os jovens que se estão a preparar para fazer o Crisma.

Outra ideia foi a de criar um espaço educativo e lúdico para crianças, como apoio aos pais. Por exemplo, em Queluz de Baixo, existem intervalos de 1 hora entre o fim da catequese e o início da Eucaristia...!



Os elementos do Grupo das Mãos também discutiram muitas actividades possíveis. Falou-se de actividades de aproximação com a Quinta de Sto. António (Instituto de Reinserção Social) acompanhando as crianças que lá habitam. Também se falou da organização de momentos mais lúdicos, como por exemplo, uma Noite de Fados.

Numa outra vertente, também se referiu a necessidade de renovar o corpo de catequistas e de participar em actividades da catequese, para conhecer os pequenos rebentos que um dia virão, quem sabe, a colaborar no nosso grupo. Por fim, foi dito que era importante organizar orações comunitárias como forma de dinamizar a oração na paróquia.


O grupo da cabeça afirmou-se como um grupo de criativo e fonte de ideias! É a cabeça que coordena os pés, as mãos..., disseram eles. Propos-se compreender porque os jovens se afastam do grupo, compreender a natureza da desmotivação que leva alguns dos nossos amigos a não regressar.
O Grupo da Cabeça também será responsavel pela formação: seja ela orientada ao nosso grupo, à catequese, aos acólitos, etc..


O grupo do Coração definiu um ideal:

"O grupo do Coração tem como ideal amar o próximo, seja ele, anossa família, os nossos amigos, colegas, a nossa comunidade.
O Grupo do Coração é exemplo do amor incondicional dentro do próprio grupo onde se vencem todas as barreiras criadas pelo Homens com amor."


Falou-se do "Semear e Cuidar" que não é mais do que cativar jovens para o nosso grupo e cuidar tanto dos novos como dos que já cá andam. É um grupo que se assume como elo de ligação entre os vários membros, nos momentos difíceis.



Ficaram alguns desafios para a semana que se segue:

Cada um deverá escolher um grupo com o qual se identifica mais... Não tem de ser obrigatoriamente o da última sexta-feira. Deve ser, sim, uma escolha plena de sentido onde se possam sentir motivados para darem o vosso melhor.

4 comentários:

Vera disse...

Que ideia genial!Super Criativa!Super Apelativa!Excelente!
Beijinhos a todos

Igor disse...

Ola!
Acho que ja temos muitas ideias que têm "pés para andar". Agora é só por "mãos à obra" e atirarmo-nos de "cabeça" nestes novos projectos!!!
E que cada ideia seja vivida com todo o "coração" e alma!
1, Igor

Andreia Nogueira, a própria! disse...

Olha eu andei a pensar, e ja decidi, ou vou ser um pé, ou uma mão, ou uma cabeça, ou um coração!!!=)Ta complicado...
Portanto, amanha vou pensar melhor,e logo digo!! É tudo muito bom, como é que eu escolho pá!! =)

Beijinhos
Andreia

Grupos de Tercena disse...

Muito bem! Assim através deste blog é mais fácil estar a par dos assuntos tratados nas reuniões do GJB. Boa Ideia!

Bruno
RS