terça-feira, 25 de novembro de 2008

4º Dia: Livres no amor

"Irmãos, de facto, foi para a liberdade que vós fostes chamados. Só que não deveis deixar que essa liberdade se torne numa ocasião para os vossos apetites carnais. Pelo contrário: pelo amor, fazei-vos servos uns dos outros. É que toda a Lei se cumpre plenamente nesta única palavra: Ama o teu próximo como a ti mesmo.
Mas, se vos mordeis e devorais uns aos outros, cuidado, não sejais consumidos uns pelos outros. Mas eu digo-vos: caminhai no Espírito, e não realizareis os apetites carnais. Porque a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito, o que é contrário à carne; são, de facto, realidades que estão em conflito uma com a outra, de tal modo que aquilo que quereis, não o fazeis."

(Gal 5,13-17)

“Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” uma frase de oito palavras mas tão intensa e tão difícil cumprir. Pensa em coisas do teu dia que te pese na consciência. Imagina agora estes teus actos mas agora aplicados contra ti. É tão fácil perceber este mandamento, mas tão difícil cumpri-lo.

1. As vezes na vida, nas nossas relações inter-pessoais parece que nos “mordemos e devoramo-nos” uns aos outros por ciúme ou egoísmo. Por uma melhor nota na escola, uma promoção no emprego…deixar para trás o outro e esquece-lo, para total proveito nosso. Pensa em momentos da tua vida em que já viveste ou presenciaste uma situação destas.

Desafio

Deus fez-nos livres. É neste liberdade que Deus nos pede uma escolha. Segui-lo ou viver sem a sua presença? Amanhã ao longo do teu dia, saboreia os momentos de liberdade que Deus te dá e em que sentes a sua presença confirmando que segui-lo vale mesmo a pena.

Oração

Jesus, alegria dos nossos corações, o teu Evangelho assegura-nos que o Reino de Deus está no meio de nós. Abrem-se então em nós as portas da simplicidade e da inocência.

Pai Nosso

Sem comentários: