sábado, 22 de novembro de 2008

1º Dia: Como Paulo descobriu Jesus

"Saulo, entretanto, respirando sempre ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, foi ter com o Sumo Sacerdote e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, se encontrasse homens e mulheres que fossem desta Via, os trouxesse algemados para Jerusalém.

Estava a caminho e já próximo de Damasco, quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, porque me persegues?» Ele perguntou: «Quem és Tu, Senhor?» Respondeu: «Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que tens a fazer.»

Os seus companheiros de viagem tinham-se detido, emudecidos, ouvindo a voz, mas sem verem ninguém. Saulo ergueu-se do chão, mas, embora tivesse os olhos abertos, não via nada. Foi necessário levá-lo pela mão e, assim, entrou em Damasco, onde passou três dias sem ver, sem comer nem beber.

Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor disse-lhe numa visão: Ananias!» Respondeu: «Aqui estou, Senhor.» O Senhor prosseguiu: «Levanta-te, vai à casa de Judas, na rua Direita, e pergunta por um homem chamado Saulo de Tarso, que está a orar neste momento.» Saulo, entretanto, viu numa visão um homem, de nome Ananias, entrar e impor-lhe as mãos para recobrar a vista. Ananias respondeu: «Senhor, tenho ouvido muita gente falar desse homem e a contar todo o mal que ele tem feito aos teus santos, em Jerusalém. E agora está aqui com plenos poderes dos sumos sacerdotes, para prender todos quantos invocam o teu nome.» Mas o Senhor disse-lhe: «Vai, pois esse homem é instrumento da minha escolha, para levar o meu nome perante os pagãos, os reis e os filhos de Israel. Eu mesmo lhe hei-de mostrar quanto ele tem de sofrer pelo meu nome.» Então, Ananias partiu, entrou na dita casa, impôs as mãos sobre ele e disse: «Saulo, meu irmão, foi o Senhor que me enviou, esse Jesus que te apareceu no caminho em que vinhas, para recobrares a vista e ficares cheio do Espírito Santo.» Nesse instante, caíram-lhe dos olhos uma espécie de escamas e recuperou a vista. Depois, levantou-se e recebeu o baptismo.

Depois de se ter alimentado, voltaram-lhe as forças e passou alguns dias com os discípulos, em Damasco. Começou, então, imediatamente, a proclamar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus."

(Actos 9, 1 - 20)

Antes da sua conversão, Paulo perseguia os cristãos. Por vezes no nosso dia-a dia vamos de encontro ao mandamento do amor que Jesus nos ensinou e agimos como Paulo, a destruir o projecto que Deus arquitectou para o nosso mundo. Pensa agora no teu dia. Nas alturas que destruíste e não construíste, nas alturas que destruístes em vez de plantares, nos momentos de paz que transformastes em momentos de guerra…

1. Já aconteceu, alguma vez na tua vida, sentir que uma luz nova te ajudou a ver a vida de outro modo?

2. Já tocou, dentro do teu coração, uma Palavra de Jesus que te deu uma paz, uma alegria nova?

Desafio

Faz o teu dia de amanhã um dia melhor. Tenta construir mais um pedacinho do projecto que Deus. Um gesto, uma palavra qualquer coisa que seja mais um tijolo na construção do seu reino.

Oração

Senhor, tu que fizeste Paulo ver a tua Luz, escutar a tua Palavra, toca o nosso coração, que ele também A escute, para vermos a tua Luz e possamos dar ao mundo de hoje, a Luz do Evangelho e a Verdade do Senhor Jesus. Pai- Nosso

Sem comentários: