domingo, 10 de fevereiro de 2008

Onde coloco Deus na minha Vida?

Foi uma reunião diferente..., salvo erro a primeira neste novo formato.

Começamos por ter uma inesperada breve introdução sobre o primeiro mandamento. O Pde. Ricardo apareceu e perguntou (que nem pergunta de algibeira): afinal, qual é o primeiro mandamento. Silêncio, troca de olhares, o Daniel avança a medo: "Eu sou o Senhor teu Deus não terás outro Deus além de mim."

Então?... Mas não era "Amarás o Senhor teu Deus com todo teu Coração, com toda a tua Alma e com todas as tuas forças"? Não, explicou o Pde. Ricardo. Jesus, no Novo Testamento, apresenta-nos a síntese dos 10 mandamentos em apenas dois: Amar o Senhor teu Deus (...) e Amar o próximo como a ti mesmo. O primeiro foca-se na nossa relação com Deus, o segundo na nossa relação com os homens.

Os 10 mandamentos também estão organizados assim. Os 3 primeiros centram-se na nossa relação com Deus, os restantes sete nas relações entre os homens.

Depois desta breve introdução, a Andreia e o Daniel avançaram com a sua apresentação sobre o primeiro mandamento.

Falaram do que é ter Deus como nosso Deus e mais nenhum.
Falaram que é preciso acreditar, esperar, adorar, servir, orar, dar graças, amar a Deus para compreendê-lo melhor e chegar mais perto do nosso Pai criador.

Afinal? Onde colocamos Deus na nossa vida?
5 minutos para pensar... pois cada um, sabe de si...

Por fim, discutimos e partilhamos sobre aquilo que nos afasta do Pai Criador.
Como muitas vezes, achamos que somos capaz de O substituir, de O reduzir a mais um entre outros Deuses que elegemos de forma inconsciente e egoísta.

Foi uma reunião cheia de sumo!
Obrigado, Andreia e Daniel, pela vossa dádiva.

Até à próxima Sexta!

1 comentário:

Grupos de Tercena disse...

Muito bem! Este tipo de reuniões (não administrativas) são para mim (e para muitos mais) a essência de um Grupo de Jovens! Assim verdadeiramente este grupo se torna uma fonte que alimenta as forças dos Jovens que sempre serviram, que serve e que irão servir a nossa comunidade! Agora faz muito mais sentido viver este grupo de jovens!
Que Deus seja a nossa Luz! E que nós consigamos Iluminar a Terra Inteira com ela! Começando pelos irmãos mais próximos.
Bruno Antunes