No passado dia 14 de Agosto de 2008, recebemos um email do Fernando com o pedido de ajuda urgente.
Olá,
Já estou no Ghana e está tudo a correr bem. Até o tempo ajuda, pois esta na época fresca e com alguma chuva. Vi já alguns projectos que se realizaram e também estive na aldeia "Abamkwam" aonde passarei algum tempo.
Tive uma reunião com o "Chief" e toda a sua comitiva. Foi muito interessante ver como eles tem presente que o mais importante é desenvolver a escola e a
educação dos seus filhos. No final da reunião o "Chief" disse: "You are a man of God". Surpreendeu-me esta afirmação e ao mesmo tempo deu-me um grande sentido de responsabilidade diante desse povo e diante de Deus.
Nessa aldeia encontrei uma serie de situações muito difíceis que me estão a levar a antecipar a minha permanência em Abamkwam, doenças muito estranhas nas crianças e nunca foram a um hospital, mas sobretudo foi a situação da água que mais me chamou a atenção. Nas fotos em anexo, verás o lago onde as pessoas vão buscar a água para beber. Dá arrepios, também porque eu terei de beber desta
água... durante o tempo em que lá estiver. Ora tudo isto por que já há algum tempo que se estragou o mecanismo da bomba de agua do único poço que existe na aldeia e que também mando uma foto do "Chief" comigo junto da referida bomba de agua inutilizada.
Ora com toda esta explicação, eu queria fazer-lhes uma proposta. Sei bem que esta é uma época difícil pelas férias, mas tudo pode ser possível. Eu estive na cidade mais próxima para saber quanto poderia custar o mecanismo para recuperar essa preciosa bomba desse precioso bem da Humanidade que é a agua e tudo andaria pelos 350 a 370 euros. Nessa aldeia não existe o conceito do dinheiro. Estamos a ver como fazer para poder juntar algum dinheiro, vendendo alguns produtos naturais na cidade mais vizinha,mas isso seria demasiado longo para o problema que há que resolver.
Pensas que o grupo de jovens poderia aceitar este desafio com a urgência que pode merecer este assunto, tendo em conta que toda esta população se está alimentar desta agua com todas as consequências que isto comporta? (...) Miguel, perdoa "a situação" e aguardo notícias com uma certa ansiedade, como podes imaginar. (...)
Contem sempre comigo e com a minha oração e empenho,
Fernando
Em virtude das circunstâncias que envolvem o problema, decidimos agir de imediato.
Duração
O projecto deverá estar concluído até 6.ª feira, dia 22 de Agosto.
Objectivo
- Angariar 370,00€ para serem enviados para o Fernando no Gana para suportar os custos de reparação da bomba de água que abastece Abamkwam.
- Enviar esse valor para o Gana até sexta-feira através da Western Union.
Desafio
A proposta que fazemos é a seguinte:
- Cada membro do Grupo de Jovens contribuirá com um donativo;
- Cada família de um membro do Grupo de Jovens será convidada a participar também com um donativo; para tal, os membros do Grupo de Jovens deverão explicar para que se trata este donativo à sua família.
A recolha de donativos será efectuada pelas seguintes pessoas:
- Ricardo Escaleira e Carina Castro em Queluz de Baixo;
- Miguel Figueiredo, Andreia Figueiredo, Andreia Nogueira e Susana Cardoso nas restantes localidades;
O dinheiro poderá ser entregue em mão a estas pessoas. Estas pessoas, também assumiram a tarefa de avisar todo o Grupo visto que muita gente está de férias e precisa de ser avisado! Quem estiver por cá e puder colaborar, por favor contacte estas pessoas para ajudar na divulgação. Todos são convidados a contribuir de acordo com a suas possibilidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário