Mostrar mensagens com a etiqueta grupo de jovens de barcarena. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta grupo de jovens de barcarena. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

uma vida que não se esquece...

A vida, por vezes, desenrola-se de formas muito estranhas... Algumas delas são muito difíceis de compreender. A partida do Fernando Castro surgiu do nada e custa muito a aceitar. A sua vida foi uma inspiração para muitos de nós e continuará a sê-lo dentro dos nossos corações.

O Fernando surgiu em missão no meio de nós. Durante um ano (2006-2007), partilhou a sua vida connosco aqui em Barcarena nas reuniões do grupo de jovens, transmitindo as suas experiências e aventuras que alimentou por esse mundo fora.

Mais tarde, seguiu rumo ao Perú, Haiti, Gana e outros pontos do globo, mas nunca deixou de manter o contacto. Por email, ou por telefone, sempre acompanhou as novidades do nosso grupo e partilhou as suas novas experiências e ideias.

Não podemos esquecer o projecto "Água para Abamkwam", em que após um pedido do Fernando o grupo conseguiu se mobilizar numa semana para arranjar meios monetários para reparar uma bomba de água numa aldeia do Gana. O Fernando ajudou-nos a crescer, ajudando-nos a fazer o bem.

Fernando em Abamkwam, Gana com habitantes da aldeia (2008)

Mais tarde, de regresso a Portugal, falou-nos de uma semente que queria lançar, a Promundo, que hoje é uma árvore ainda jovem mas já com muitos frutos.

Embora pareça ficar um vazio, são muitas as marcas que permanecem.

Recordo-me de um ícone que conheci em Taizé que representa Jesus e o seu amigo, também conhecido por Ícone da Amizade. Jesus disse: «Já não vos chamo servos, chamo-vos amigos.». Hoje, revejo no Fernando esse amigo de Jesus.

Ícone da Amizade


Agradecemos a Deus o Dom da sua vida.

Até sempre.

PS - Existem muitas formas de continuar a obra do Fernando. Com o tempo, cada um encontrará a melhor forma de o fazer. Para já, deixo duas ideias:



quinta-feira, 28 de abril de 2011

Meditação

Leitura

Evangelho segundo S.Mateus (5, 13-16)

«Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde o sabor, com que poderemos salgá-lo? Não serve para mais nada; só serve para ser lançado fora e ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte.

Ninguém acende uma lâmpada para a colocar debaixo de uma vasilha, mas sim para a colocar no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa.

Assim também: que a vossa luz brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que fazeis e louvem o vosso Pai que está nos céus».

Preces

Dêmos graças a Deus, que fez de nós seus filhos adoptivos:

Dai-nos, Senhor, um espírito novo

Senhor, onde existe uma vida sem horizontes de futuro,

que nós anunciemos uma esperança de vida eterna,

oremos.

Dai-nos, Senhor, um espírito novo

Senhor, onde há comunidades cristãs fechadas,

que nós levemos um novo ardor missionário,

oremos.

Dai-nos, Senhor, um espírito novo

Intenção

Senhor nosso Deus, nós Vos manifestamos a nossa disponibilidade para passar aos outros a notícia de que Cristo, vosso Filho, é o caminho, a Verdade e a Vida.

Por nosso Senhor.

Cântico

Há em ti uma esperança, que Deus te chama a viver.

A construir um caminho, de amor de e de verdade

Então tu irás confiante, em busca de um novo mundo.

E levarás contigo, o amor de Deus.

E proclamarás palavras, de confiança e de paz.

Há em ti uma semente, que Deus quer plantar.

Uma nova realidade, que tu podes partilhar.

Então tu irás confiante, em busca de um novo mundo.

E levarás contigo, o amor de Deus.

E proclamarás palavras, de confiança e de paz.

GJB, Páscoa 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Páscoa 2011 - Carta GJB

Olá querido amig@,

Depois de um encontro muito especial no último domingo antes da Páscoa, percebemos que o nosso grupo de jovens precisa de tomar forma, principalmente dentro da comunidade, para podermos ganhar uma identidade concreta e nos podermos definir como grupo cristão.

De facto o nosso grupo de jovens está a tomar novos contornos. Foi-nos feita uma proposta concreta de criarmos um grupo/catequese para pré-adolescentes para, mais tarde, o integrarmos no Grupo de Jovens. Este passo no percurso cristão é fundamental. Afinal, foi assim que a maioria de nós começou: cada um de nós teve diversas experiências de outros grupos antes de integrar o GJB. Além disso, a discrepância de idades entre os elementos do grupo e os jovens que se preparam para receber o sacramento do Crisma começa a ser cada vez maior, daí a necessidade de criar um grupo de pré-adolescentes (e quando falamos de idades falamos, fundamentalmente, de maturidade).

Urge a necessidade de nos definirmos como grupo. Como queremos ser visto na comunidade? Apenas como um grupo coral?

Acreditamos que o caminho passará por nos virarmos mais para os jovens da nossa comunidade. Mas em concreto, o que deveremos fazer?

O que achaste da proposta da irmã Alicia da formação de um grupo/catequese pré-adolescente?

Estas e outras novas ideias surgiram e, com a ajuda das irmãs Alicia e Sandra, acreditamos que iremos formar um grupo mais coeso, mais virado para a nossa comunidade, mais para os nossos jovens.

Todas estas questões aqui postas serão para tu poderes reflectir, agora que estamos no momento de Páscoa, um momento de mudanças, de ressurreição, de renascimento.

Também o grupo de jovens quer renascer, mais forte e mais unido e será com o esforço e emprenho de cada um que o iremos alcançar.

A próxima actividade em grupo será no dia 1 de Maio , na Cidadela, onde será o encontro das Jornadas dos Jovens para um Mundo Únido. Não te esqueças de confirmar a tua ida.

A coordenação deseja uma boa Páscoa para todos e, que não só Ele, mas também nós possamos renascer e voltar a acreditar neste grupo, grupo de cristãos, grupo de jovens, grupo de amigos, que é o GJB.

Um grande Abraço,

Ana Pereira

Coordenação GJB 2010/2011

domingo, 28 de novembro de 2010

A Vida, Procura e Projecto

Para quem não pode estar presente, aqui ficam os vídeos que passaram na reunião do GJB.



São exemplos de vídeos que exploram a temática "Marketing Católico".

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Acampamento de fim-de-semana (Férias 2008)!

Introdução
Este é o post onde vamos concentrar toda a informação sobre o acampamento de fim-de-semana das férias de 2008!

Participantes
  1. Andreia Figueiredo;
  2. Carina Castro;
  3. Francisco Figueiredo*;
  4. Lígia Mendes;
  5. Miguel Figueiredo*;
  6. Paulo Costa;
  7. Rafael
* - levam carro

Programa
Sexta-feira
19:00 - Hora prevista de saída


Ver mapa maior

20:45 - Hora prevista de chegada; Check-in; Montagem das tendas; Jantar; Tempo livre.

Sábado
09:00 - Pequeno Almoço;
10:00 - Praia;
13:00 - Almoço;
14:00 - Ida ao Badoca Park;

View Larger Map
19:00 - Regresso do Badoca Park ;
20:00 - Jantar
21:00 - Tempo livre


Domingo
09:00 - Pequeno-almoço; Desmontar das tendas; Praia (se ainda for viável);
11:30 - Ida para Melides e Ensaio;
12:00 - Eucaristia (animada por nós! CONFIRMADO)
13:00 - Almoço em Melides
14:45 - Praia - Aberta Nova
18:15 - Regresso a casa
20:00 - Previsão do regresso a casa

Equipamento
  • Andreia Fig.+ Miguel Fig.- Sal; azeite; chapéu de sol; tenda; Camping Gaz
  • Lígia- Detergente; esponja; chapéu de sol; tenda
  • Paulo- alguidar
  • Rafael- tacho; colher de pau; faca; chapéu de sol
  • Carina- Cordel; molas; sacos do lixo
  • Francisco: tenda (?)
Não se esqueçam de levar também:
  • Papel higiénico
  • Saco-cama
  • Colchão
  • Protector solar
  • Lanterna
  • Chapéu
Custos
25€ por pessoa
O fundo de maneio do GJB irá comparticipar algumas das despesas.

domingo, 1 de junho de 2008

5 Noites de Formação Cristã

Existiria melhor maneira de nos preparamos para uma festa cristã do que 5 noites de formação cristã? Penso que não. Os temas propostos para reflexão pelo Padre Ricardo foram geniais. Porque?
Porque tocaram a vida de todos nós, porque nos apresentam situações concretas que todos experimentamos…porque, acima de tudo, são lições sábias para viver.

Quem nunca passou por momentos difíceis na vida?
Jesus Cristo deu-nos a possibilidade, com a graça necessária (pois não o faríamos sem Ele!), de podermos conquistar a atitude de viver o sofrimento com sentido. Quando Jesus grita de dor na agonia e na cruz, não oferece nenhuma explicação nem toma nenhuma atitude de herói de aguentar. Está numa atitude de luta, de ultrapassar o sofrimento injusto que lhe é imposto, mas que nos inicia num caminho de transformação, num caminho de morte e ressurreição.
Todos sofremos: uns revoltados ou desesperados, outros, confiantes, crescem.
A questão não é sofrer ou não sofrer, mas como se sofre. E como se está com quem sofre.
Por isso, não são bem-aventurados os que sofrem, automaticamente. São bem-aventurados os que sofrem por uma causa que valha a pena! Bem-aventurados os que sofrem, no sentido de bem-aventurados aqueles que se arriscam a entrar no mistério do amor de Deus e que percebem que a sua maneira de enfrentar o sofrimento deverá ser como Jesus.
Ele é solidário connosco, sofre connosco, mas também nos liberta. Não nos deixam instalar neste mundo nem cair na tentação de querer fazer o céu aqui.
E que bom que temos os outros para nos ajudar a viver esta experiência de Amor.
Somos Pedras no Rio Selvagem que vão chocando umas com as outras pela força da água e que se vão moldando, limando as arestas. 
Temos o dever enquanto cristãos de ser pacientes uns para com os outros.

E quem nunca se questionou sobre esse ser que é o Diabo? 
O Diabo, pelo menos, tal como as pessoas o imaginam, não existe. “Diabo”, “demónio”, “satanás” significam a possibilidade real de todos os seres livres desfocarem o Deus de Jesus Cristo, e inventarem uma outra felicidade como deus deles.
A ideia Satanás será, então, apenas um meio de o homem escapar à sua culpabilidade. Realmente nós somos mesmo bons a inventar desculpas…
Temos de assumir as nossas responsabilidades, não empurrá-las para outro(s) e renunciar a Satanás, isso é, à felicidade inventada por nós, para poder acolher a felicidade de Jesus Cristo.
E por fim, a nossa Igreja cheia de Sabedoria, onde partilhamos, no nosso grupo, a mesma direcção, ganhando sentido de comunidade que pode chegar mais rápido e mais facilmente ao destino, porque quando nos ajudamos uns aos outros os resultados são melhores.
Compartilhar a liderança, respeitar-nos mutuamente durante todo o percurso; dividir os problemas e os trabalhos mais difíceis; reunir habilidades e capacidades; combinar dons, talentos e recursos. 
Estar unidos, uns ao lado dos outros, apesar das diferenças. Nos momentos difíceis, nas horas de árduo trabalho, e também nos tempos de lazer e repouso.   
Se nos mantivermos uns ao lado dos outros, apoiando-nos mutuamente, se tornarmos realidade o espírito de equipas, se apesar das divergências, pudermos formar um grupo unido para enfrentar todo o tipo de situações, se entendermos o verdadeiro valor da amizade, se tivermos consciência do sentimento de partilha, a vida será mais simples.   Que bom que era se todos vivêssemos assim!

Vera

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Onde coloco Deus na minha Vida?

Foi uma reunião diferente..., salvo erro a primeira neste novo formato.

Começamos por ter uma inesperada breve introdução sobre o primeiro mandamento. O Pde. Ricardo apareceu e perguntou (que nem pergunta de algibeira): afinal, qual é o primeiro mandamento. Silêncio, troca de olhares, o Daniel avança a medo: "Eu sou o Senhor teu Deus não terás outro Deus além de mim."

Então?... Mas não era "Amarás o Senhor teu Deus com todo teu Coração, com toda a tua Alma e com todas as tuas forças"? Não, explicou o Pde. Ricardo. Jesus, no Novo Testamento, apresenta-nos a síntese dos 10 mandamentos em apenas dois: Amar o Senhor teu Deus (...) e Amar o próximo como a ti mesmo. O primeiro foca-se na nossa relação com Deus, o segundo na nossa relação com os homens.

Os 10 mandamentos também estão organizados assim. Os 3 primeiros centram-se na nossa relação com Deus, os restantes sete nas relações entre os homens.

Depois desta breve introdução, a Andreia e o Daniel avançaram com a sua apresentação sobre o primeiro mandamento.

Falaram do que é ter Deus como nosso Deus e mais nenhum.
Falaram que é preciso acreditar, esperar, adorar, servir, orar, dar graças, amar a Deus para compreendê-lo melhor e chegar mais perto do nosso Pai criador.

Afinal? Onde colocamos Deus na nossa vida?
5 minutos para pensar... pois cada um, sabe de si...

Por fim, discutimos e partilhamos sobre aquilo que nos afasta do Pai Criador.
Como muitas vezes, achamos que somos capaz de O substituir, de O reduzir a mais um entre outros Deuses que elegemos de forma inconsciente e egoísta.

Foi uma reunião cheia de sumo!
Obrigado, Andreia e Daniel, pela vossa dádiva.

Até à próxima Sexta!

domingo, 1 de julho de 2007

Encontro com os Temas

Bem, que palavras usar para explicar o encontro?...

Antes de mais, acho que começou muito bem, logo com aquele texto fortissimo do Irmão Roger. Que BELO que é querer compreender o outro!E em Grupo que grande exigência que pode ser...Primeiro, é preciso deixar de lado as nossas preocupações (o teste de amanhã, o dia de trabalho que tivemos, etc...) e depois escutar! Escutar o que ele tem para partilhar, que é nada mais, nada menos que a sua Alma! E como Grupo é este o nosso "Dever Ser".Depois de acolhermos, é preciso cuidar. E para isso é só estar atento as suas atitudes. E aceitar o desafio de, com o outro, descobrir os seus Dons e ajudar a faze-los crescer!Finalmente, usar o nosso grande segredo... A nossa forma de estar com o outro deverá ser sempre o Fazer-se Um! Compreender as suas preocupações, ansiedades, desejos, motivações. E acolhe-las como se fossem nossas. E ajudar o outro a crescer.

E que BOM que é poder fazer tudo isto, não só com o nosso Grupo de Barcarena mas, acolher outros que fazem esta mesma experiência. E isto é a Unidade que Ele nos pediu!Saber que noutro lugar existem pessoas que procuram viver esta Palavra Viva. E depois, quão fácil é partilhar, com outros que nunca vimos e não temos qualquer relação, esta vida.

Tudo isto é concluido com o magnifico presente que é este BEM que Ele nos prometeu: Jesus no Meio de nós.A oração talvez seja um dos meios mais priveligiados para gerar este Jesus. E nessa intimidade, deixar tudo nas mãos Dele...

Resumindo...Penso que este "Belo, Bom e Bem" tem de estar sempre presentes na nossa mente.Para mim, o encontro foi importante para "renovarmos" este grande objectivo: Amar Jesus presente em cada um! Oferecer o nosso silêncio para saber escutar Jesus que nos fala através do outro.

PS: Um grande agradecimento de todos das Mercês pelo acolhimento!

sábado, 23 de junho de 2007

Fátima

“A 13 de Maio na Cova dea Iria, apareceu brilhando a Virgem Maria”

Mais um ano, mais uma peregrinação a Fátima contudo, desta vez, com uma pequena alteraçãozinha: nós (os jovens da paróquia toda) fomos todos juntos no mesmo autocarro. Não que tenha sido a ideia brilhante do ano, pois quem saiu a perder foram os velhinhos e as velhinhas que gostavam muito da presença inebriante da rapaziada durante a viagem mas, sem dúvida, divertimo-nos muito todos juntos.

Dia D: 23 de Junho

Pela 7 da matina já estávamos de pé a apanhar um frio de rachar quando apanhamos, finalmente, o autocarro.

A ida a Fátima foi como todas as outras: rezámos o terço durante a viagem ( “Ave Maria Esteja convosco “ ou “ Glória a Deus ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo” ) ; cantámos umas musiquinhas para alegrar um bocadinho; já em Fátima voltamos a rezar o terço (sim, também pensei o mesmo: que actividades tão variadas!!!); fizemos a Via-Sacra nos Valinhos passando pelas 15 estações até à ressurreição de Cristo (pois, é uma novidade: ao que parece agora são 15 estações e não 14).

Finalmente: O ALMOÇOOOOO! Deve ter sido uma das melhores partes da viagem. Todos à sombra a petiscar um salgadinho ou uma sandezinha mas, infelizmente, durou pouco. Havia ainda muito trabalho por fazer: os questionários! Tínhamos cerca de 200 questionários para fazer às pessoas de Barcarena. Até aqui tudo bem, o problema foi: e as pessoas? Onde é que elas andam? Parecia que se tinham esfumado e quando finalmente encontrávamos uma: “Ah, já respondi, já respondi!”.

Enfim…

Só pelas 15h é que tivemos algum tempo para nos reunirmos todos e fazermos alguns jogos. Jogos…ahhh…pois…bem, não correram tão bem como eu esperava. Bem tentámos mas haviam alguns problemas com os quais não fizemos conta e que não estavam ao nosso alcance resolvê-los: a enorme quantidade de jovens que conseguimos reunir, a grande diferença de idades, por ai.

Depois, como sempre, a missa. Já estávamos tão cansados (completamente arrasados) que não prestámos atenção nenhuma, o que valeu foi a igreja ser fresquinha e estar-se bem lá dentro.

De regresso, a viagem foi mais calma com alguns já a dormir. Mas não deixou de ser animada!!!

Foi um dia ESPECTACULAR!

Fátima

Está para breve a nossa ida a Fátima...

Desde já fica o desafio de nos começarmos a preparar para a grande visita à "Senhora mais brilhante que o sol".

Convido-vos a dar um salto ao web site do santuário para ficarem a conhecer um bocadinho mais da história e do espaço que vamos visitar em http://www.santuario-fatima.pt/ .

Não se esqueçam que a saída dos autocarros está prevista para as 7:00 de Sábado.

domingo, 17 de junho de 2007

Última Reunião

“O processo de adaptação ambiental de um ser vivo a um determinado ambiente consiste na adaptação de um indivíduo a um determinado meio, geralmente bastante diferente daquele a que estava habituado. Será que o nosso corpo está preparado para o ambiente externo que o rodeia? Será que o conhece verdadeiramente?”

Assim na ultima reunião tivemos a preparar um questionário a fazer à paróquia sobre o tema “ participação na paróquia “. O objectivo é realiza-lo durante a ida a fátima. A ideia é conhecer três tipos diferentes de faixas etárias na nossa paróquia(crianças, jovens e adultos). Para além disso este questionário tem como objectivo o dar a conhecer o nosso grupo à paróquia, já que os inquéritos são feitos cara-a-cara.

Começamos por uma pequena apresentação powerpoint da ideia do questionário percebendo quais os seus objectivos.

Seguidamente, dividimo-nos em grupos de trabalho.

As mãos trabalharam nas perguntas para os adultos.
O Coração nas perguntas para os jovens.
E a cabeça para as crinças.

No fim fizemos uma oração final e regressámos a nossas casas.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Parabens, Inês!!!


Em nome de todos os amigos do Grupo de Jovens de Barcarena, um grande beijo de parabéns para a nossa guia Inês que faz hoje os seus 19 aninhos!

Um dia muito feliz!!!
Um ano cheio de vida!!!
Sempre connosco por perto!!! :)


sexta-feira, 8 de junho de 2007

O que andámos a fazer na 6.ªfeira passada...

A última reunião do grupo foi um pouco diferente!

A meu pedido, deslocámo-nos até Tercena onde jantámos e tivemos reunião com os jovens do 10.º catecismo daquela localidade.

O grande sentido deste encontro era que eles nos conhecessem um pouco melhor, que descobrissem o que temos andado a fazer nestes encontros e quais os grandes objectivos do nosso grupo. Quem sabe se não temos novos elementos em breve... :)

Depois de um jantar delicioso, começámos por nos apresentar individualmente. Em seguida, o Miguel fez uma breve apresentação do GJB que foi consolidada com o contributo de cada grupo (mãos, pés, cabeça e coração) que explicou qual a sua missão!

Posteriormente o Fernando deu-nos a notícia que nos vai deixar por tempo indefinido mas por uma boa causa! Vai para o Perú para se pôr ao serviço de quem mais precisa! Deixou no ar a ideia de, quem sabe, daqui a um ano ou dois alguns de nós irmos durante o periodo das férias para lá trabalhar voluntariamente com aquelas pessoas...
ficou o desafio e a vontade de o aceitar!

Em seguida, falámos um pouco sobre a Eucaristia e foi-nos lançado o seguinte desafio:
Sabendo que a Eucaristia é dividida em 4 partes, Glória, Credo, Consagração e Comunhão, dividirmo-nos em quatro grupos, ficando cada grupo com uma das partes.
Depois tivemos de imaginar como explicariamos a um amigo nosso, que não vivesse a Eucaristia da mesma forma que nós, o que é o Glória, o Credo, a Consagração e a Comunhão, usando a linguagem que normalmente utilizamos para comunicar com os nossos amigos, de forma a eles entenderem o verdadeiro sentido de cada uma destas partes da Eucaristia.

Por fim fizemos a partilha que se tornou muito engraçada, uma vez que foram utilizados exemplos e até simulações de conversas!

Até ao próximo encontro! ;-)

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Formar um só corpo...

Olá a todos!!

Bem se ainda se lembram, há duas semanas atrás, no nosso encontro dividimo-nos aleatoriamente por diversos "membros", cabeça, coração pés e mãos.

E esta semana já conscientes dos nossos próprios dons, foi-nos proposto escolher, já de uma forma consciente, um dos "membros" com o qual nos identificassemos. E assim foi.

De seguida já reunidos nos vários grupos foram surgindo ideias para tornar a nossa Comunidade muito mais unida e dinâmica, surgiram grandes ideias que agora precisam apenas da nossa força de vontade e de muito trabalhinho. =)

Para os que não puderam estar (que vão levar nas orelhas) e para os que estiveram se recordarem deixo aqui as diferentes ideias dos diferentes grupos:

Grupo do Coração

O grupo do Coração teve muitas ideias, primeiro decidiu organizar uma espécie de tabela com as datas de aniversários de cada um de nós, para que não haja esquecimentos futuros e quem sabe uma prenda ou outra (só para os que merecem, que são poucos). Depois de acordo com o seu ideal "amar o próximo", assumiram que iriam ter um papel fundamental no "acompanhamento interno", ou seja, cuidar do próprio grupo, quando algum dos membros não estiver bem, ou simplesmente quando alguém estiver a faltar muitas vezes, o "coração" vai tentar perceber o que se passa.

Depois noutra vertente, também referiu-se a necessidade de organizar orações quer para o grupo quer para a comunidade, e isso com a ajuda do grupo dos pés. Também foi falado a organização de um campo Apostólico, como em anos anteriores e de uma preparação especial para os jovens que fizerem o crisma, para que não fiquem pelo caminho, sem pelo menos nós termos tentado alguma coisa.

E por fim, e não menos importante, o grupo do coração decidiu que iria apostar no projecto dos "Jovens ao fundo da missa", isto é, muitas vezes podemos observar muitos jovens da nossa idade nas diversas missas da Paróquia que não estão inseridos em nenhum grupo da Comunidade, e mesmo que estejam, não estão no nosso grupo, por isso o nosso dever é tentar aproximarmo-nos deles e traze-los para junto de nós.


Grupo da Cabeça

O grupo da cabeça definiu uma missão: "coordenar todos os membros do corpo para que haja uma harmonia comum e integra-las promovendo a unidade de forma a formarem um todo e não partes independentes. A sua missão é também ser um grupo conselheiro, sempre disponível a escutar todas as partes do corpo".


Os seus objectivos são muitos, por exemplo, prepararem encontros do grupo ou proporem a outro grupo o mesmo, sugerindo temas que enquadrem a missão de todos nós na vida Cristã, promovendo o crescimento da fé através do mandamento do amor. Também referiram a necessidade de haver um retiro, pelo menos anual, em que conseguissemos delinear melhor as metas a atingir e sobretudo crescer enquanto grupo.

O grupo da cabeça assume a elaboração de um calendário de actividades tendo responsabilidade sob o mesmo, fazendo uma distribuição das actividades de uma forma uniforme no tempo e garantindo que as mesmas se realizam nas datas estipuladas e querem promover perante todo o corpo a discussão e a avaliação das actividades realizadas, para que se promovam melhoramentos futuros. Por último, querem ser um grupo de reserva quando faltam meios humanos em alguma parte do corpo na organização de uma actividade, (serem os "tapa buracos").

Grupo das mãos

Este grupo foi um grupo com várias ideias e todas elas muito diferentes, portanto como se costuma dizer "querem por as mãos ao trabalho" e têm ideias como: Dinamizar catequeses e para isso, descobrir novos catequistas e ajudantes dentro do grupo e dar-lhes uma formação conjuntamente com o grupo da cabeça, propõem fazer actividades com as crianças, trabalhar em conjunto com os pais, e reuni-los a ambos (crianças e pais).
No que diz respeito a actividades da paróquia, querem realizar café-concertos, e festas temáticas com o objectivo de realizar um saudável convívio, animar a paróquia e eventualmente angariar dinheiro para outras actividades. Já num âmbito mais solidário, professam o desejo de incluir as pessoas que moram na Quinta de Santo António de Tercena(casa cor-de-rosa), na comunidade, por outro lado, querem fazer uma recolha de alimentos, roupa e medicamentos para sensibilizar as pessoas para as diferentes realidades e incutir nelas o espírito da partilha, e isso poderia ser feito com a ajuda dos missionários da Consolata e com a Cooperativa de São Pedro de Barcarena que nos podem dizer quem precisa mais deste tipo de donativos.
Outros projectos são de animar "terrinhas" durante um período de tempo em que pudéssemos levar alguma alegria e a nossa juventude, e também propõem o "Dia do Coração", que seria então uma caminhada paroquial que celebraria a primeira actividade conjunta entre o grupo das mãos e dos pés.


Grupo dos Pés
O grupo dos pés começou por ter a ideia de organizar uma semana de cariz lúdico para o grupo, a realizar nestas férias como finalização do "ano lectivo" e baseada num passeio/acampamento/conjunto de actividades em vários pontos do paí­s. E isso seria realizado em conjunto com o Padre Ricardo. Para tal, necessitam de saber a disponibilidade dos vários elementos do grupo e uma data exacta para se realizar. Posteriormente, mostraram interesse em realizar actividades desportivas quer para o grupo quer a nível comunitário que tem como objectivo reunir tanto religiosos como os que não professam uma religião e seria aberto a todas as idades com jogos como futebol, volei, caminhadas, jogos tradicionais, etc.
Depois apostam igualmente em actividades para atrair mais jovens ao grupo, através de café-concertos, peças de teatro, etc. a serem realizadas pelo próprio grupo. O grupo da cabeça falou também em realizar-se orações (tipo Taizé) mas com uma regularidade menor, mas mais elaboradas, com maior preparação e com maior anunciação á comunidade, efectuando-se sempre em lugares diferentes da paróquia. A razão de uma regularidade menor prende-se com o facto das orações não se tornarem uma rotina mas sim um foco de interesse e de encontro muito importante para a comunidade.
Por fim, falam em disponibilizarem-se perante a comunidade para efectuar qualquer tipo de reparação ou restauração mais simples em imóveis, das pessoas que mais precisarem ou mesmo das próprias igrejas da comunidade que necessitem (pintura, limpeza, etc...) Criar então um livro de requisições aberto á comunidade e também como último projecto dizem que querem criar actividades de tempos livres para as crianças que acabam a catequese e que ficam uma hora ou mais á espera da missa, sem fazerem nada (Queluz de Baixo), como por exemplo, Actividades/Jogos relacionados com a catequese e com mensagens especí­ficas, preferencialmente relacionados com o tema do evangelho da missa correspondente a esse fim de semana.


E já está, aqui ficou um longo resumo de tudo o que os vários grupos idealizaram na última reunião, e como disse no início agora só é preciso aplicar, e para isso precisamos então de formar um só corpo, onde todos os membros tenham a sua importantíssima função, mas em que só é possível trabalhar em conjunto.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Horizontes

A reunião tinha como propósito encontrar um plano de acção para o grupo. De certa forma, temos as pessoas, falta-nos a acção!






O tema de fundo da reunião baseou-se numa passagem bíblica da primeira carta de São Paulo aos Coríntios. Cada um de nós é um membro de um corpo que é Cristo representado pela Igreja.








De seguida, reunimo-nos em grupos e explorámos o que poderia ser cada "membro" dentro do grupo numa determinada perspectiva.




O Grupo dos Pés desenvolveu imensas ideias! Falou da organização de caminhadas, excursões (ex.: Fátima e Compostela), a visita a lares de idosos e até de um Atelier de Teatro.

Também referiram a necessidade de em futuros anos organizar um retiro de preparação para os jovens que se estão a preparar para fazer o Crisma.

Outra ideia foi a de criar um espaço educativo e lúdico para crianças, como apoio aos pais. Por exemplo, em Queluz de Baixo, existem intervalos de 1 hora entre o fim da catequese e o início da Eucaristia...!



Os elementos do Grupo das Mãos também discutiram muitas actividades possíveis. Falou-se de actividades de aproximação com a Quinta de Sto. António (Instituto de Reinserção Social) acompanhando as crianças que lá habitam. Também se falou da organização de momentos mais lúdicos, como por exemplo, uma Noite de Fados.

Numa outra vertente, também se referiu a necessidade de renovar o corpo de catequistas e de participar em actividades da catequese, para conhecer os pequenos rebentos que um dia virão, quem sabe, a colaborar no nosso grupo. Por fim, foi dito que era importante organizar orações comunitárias como forma de dinamizar a oração na paróquia.


O grupo da cabeça afirmou-se como um grupo de criativo e fonte de ideias! É a cabeça que coordena os pés, as mãos..., disseram eles. Propos-se compreender porque os jovens se afastam do grupo, compreender a natureza da desmotivação que leva alguns dos nossos amigos a não regressar.
O Grupo da Cabeça também será responsavel pela formação: seja ela orientada ao nosso grupo, à catequese, aos acólitos, etc..


O grupo do Coração definiu um ideal:

"O grupo do Coração tem como ideal amar o próximo, seja ele, anossa família, os nossos amigos, colegas, a nossa comunidade.
O Grupo do Coração é exemplo do amor incondicional dentro do próprio grupo onde se vencem todas as barreiras criadas pelo Homens com amor."


Falou-se do "Semear e Cuidar" que não é mais do que cativar jovens para o nosso grupo e cuidar tanto dos novos como dos que já cá andam. É um grupo que se assume como elo de ligação entre os vários membros, nos momentos difíceis.



Ficaram alguns desafios para a semana que se segue:

Cada um deverá escolher um grupo com o qual se identifica mais... Não tem de ser obrigatoriamente o da última sexta-feira. Deve ser, sim, uma escolha plena de sentido onde se possam sentir motivados para darem o vosso melhor.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Saber o que fazemos...

A proposta para esta reunião foi cada grupo preparar uma pequena apresentação sobre o que fazem os vários grupos em que participam.

Nesse sentido, os seguinte grupos apresentaram as suas actividades:
  • Grupo de Jovens de Queluz de Baixo
  • Catequistas
  • Coro Pedra Angular
  • Acólitos
  • Guias e Escuteiros da Europa de Tercena

Podem consultar as apresentações de alguns dos grupos neste link.